Participação

Votação na Consulta Popular termina nesta quinta-feira 

Mariana Fontana

"

Esta quinta-feira é a último dia para votar na Consulta Popular, que define as prioridades de investimentos para promover desenvolvimento. Na região, são 10 projetos que estarão incluídos na cédula de votação. 

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Região Central, Silon Junior Procath da Silva, que engloba 19 municípios, estão previstos cerca de R$ 1,8 milhão para as obras de 2017. Entre os projetos para serem votados estão demandas na agricultura, no turismo e na saúde, entre outros, que foram definidos em assembleias realizadas em Faxinal do Soturno, Toropi e Santa Maria, e que contaram com a participação de representantes do Corede, prefeitos, vereadores e população.

Votação da Consulta Popular começa nesta terça-feira

A votação é somente pela internet, através do site consultapopular.rs.gov.br. No entanto, serão disponibilizados para a população computadores em diferentes pontos de Santa Maria e das demais cidades da região. A intenção é mobilizar o maior número de pessoas, já que, para que o município seja contemplado com algum recurso, é preciso um número mínimo de votos. Em Santa Maria, é preciso ter 3,5 mil votos. 

São 10 opções 

Na votação das prioridades, cada eleitor poderá escolher um entre os 10 programas que julgar mais importante para a sua região. A partir do pleito, serão selecionados os quatro projetos mais votados entre todas as cidades de cada Corede. Com essa definição, os municípios vão receber recursos na proporção de 25% do total de investimento. 

O resultado da votação na região deve ser conhecido amanhã. Na cidade, investimentos no hospital regional, em laboratórios de informática de escolas estaduais e em viaturas para os bombeiros, BM e a Polícia Civil já foram conquistados através da Consulta Popular. 

Somente em 2015, foram adquiridos viaturas para a Delegacia da Mulher, para o 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), para o 4º Comando Regional dos Bombeiros (CRB), além de um kit de proteção também para o 1º RPMon. Esses equipamentos somam mais de R$ 250 mil.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Feira do cooperativismo deve reunir 250 mil pessoas até o domingo em Santa Maria

Próximo

Partidos têm reuniões para intensificar estratégias à corrida eleitoral em Santa Maria

Economia